domingo, 28 de junho de 2009

Arjeplog: A cidade dos ventos uivantes


Arjeplog: A cidade dos ventos uivantes

                                                 

A cantora e jornalista sueca Annika Rose, vocalista da banda Hello Saferide lançou no final do ano passado o novo single de seu último álbum 'More Modern Short Stories from Hello Saferide', entitulado Arjeplog. Nessa canção, ela relata experiências vivida na cidade de mesmo nome, localizada no sul da Suiça e transmite na composição um pouco do clima simples e mágico que o local possui.

 


 

 

Vista panorâmica de Arjeplog, durante o verão e o inverno.

 

-Habitantes

Os primeiros moradores do município, datam de 10.000 anos atrás. Conhecidos como "Samis", eram o maior grupo de indígenas que habitavam o norte da Europa. Esse número diminuiu

consideravelmente até os séculos 17 e 18, quando os outros cidadãos do local nem mesmo sabiam da existência desse grupo específico. Passaram a ser severamente perseguidos a partir

de 1640, quando a Rainha Cristina da Suiça ordenou que fosse construída uma igreja visando catequizá-los.  As origens dos Samis, porém, prossegue viva, mesmo com tantas alterações potenciais. Os moradores de Arjeplog que são dessa linhagem ou possuem descendência, tem direitos especiais no local.

 

-Características Naturais

Arjeplog é o quarto maior município da Suiça. Localizado na costa do Lago Hornavan, chama a atenção pelo território montanhoso que se extende por todo o município. Além das montanhas escandinavas, possui várias áreas com lagos e rios, como o Pite River e o Skellefte River. Arjeplog possui treze reservas naturais, sendo que a de maior destaque é a montanha Galtispouda, que é também um excelente lugar para esquiar.

 

-Atividades comuns em Arjeplog

Inicialmente, no período de 1620 até 1659, prata era facilmente encontrada no local. Devido a exploração abusiva desse recurso e ataques frequentes dos noruegueses, o trabalho de mineradores cessou em 1810. Atualmente, Arjeplog é utilizada para desenvolver testes da indústria automobilística - marcas como Rolls Royce e Mercedes utilizam o inverno no local para

testarem suas novas linhas no "Arjeplog Test Center". A pesca é, até hoje, uma prática muito comum em Arjeplog.

 

-Pontos turísticos

A igreja de Arjeplog construída sob ordens da rainha Cristina ainda resiste e é um dos pontos turísticos da região, bem como o Silver Museum, que abriga artefatos dos primeiros Samis da região e partes importantes da história do local.

 

 

 

A Arjeplog Church e o Silver Museum, respectivamente.

 

-Curiosidades

A estrada que liga Arvidsjaur à Arjeplog é conhecida pelos turistas pela enorme quantidade de alces que transitam pelo local, maior do que em toda a região. Não é raro ver alguns deles com olhares curiosos enquanto estrangeiros transitam com seus carros.

A atriz Reneé Zellweger, de Chicago e O Diário de Bridget Jones, é descendente de samis.

Autoridades de Arjeplog oferecem 100,000 kronor (sua moeda vigente) por família ou 25,000 individualmente para aqueles que se mudam para a cidade. Eles esperam trinta novos habitantes a cada ano nos próximos anos.

 

----------------------

Links:

O videoclipe da música Arjeplog pode ser visto aqui. Ironicamente, as filmagens não ocorreram em Arjeplog e sim em Vittjåkk, na Escandinávia.

 




 

-----------------------
Matéria de Renato Alves.



Um comentário:

  1. Renato,
    o texto tem problemas de correção e coesão. Sugiro que sempre leia atentamente seus textos antes de publicá-los. Os problemas deste post seriam facilmente evitados. Apesar disso, o post está correto do ponto de vista da proposta da disciplina.

    ResponderExcluir