Por João Pedro Ortega

A Tower Bridge (Ponte da Torre) é uma ponte-báscula construída sobre o rio Tâmisa, na cidade de Londres, capital do Reino Unido. Foi inaugurada em 1894, e atualmente é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, além de ser conhecida como uma das pontes mais famosas do mundo. É localizada ao lado da Torre de Londres.
Atualmente a Tower Bridge continua sendo de grande importância para o tráfego londrino, fazendo parte de um dos mais importantes corredores de tráfego da cidade, o London Inner Ring. Suas passarelas foram fechadas, e hoje abrigam a Tower Bridge Experience, uma exposição permanente sobre a história da ponte.
Suas básculas não mais dependem das máquinas à vapor. Agora um moderno sistema eletrônico é responsável por essa tarefa. Contudo, o antigo mecanismo ainda pode ser visto, na antiga sala de máquinas da ponte.
A estação do metrô mais próxima é Tower Hill.
A Tower Bridge já foi alvo de vários acontecimentos inusitados, e já teve destaque em alguns filmes, como O Diário de Bridget Jones, 007: O Mundo Não É O Bastante e O Retorno da Múmia.
No verão de 1912, o piloto Frank McClean, enquanto voava com seu biplano sobre o Tâmisa, não conseguiu atingir uma altura suficiente e teve de voar através da ponte, por baixo das passarelas. Outros pilotos fizeram o mesmo (mas propositadamente) em 1973 e 1978.
Em 1952, um ônibus doubledecker da linha 78 teve a falta de sorte de entrar na ponte quando suas básculas estavam sendo levantadas. Normalmente, um aviso sonoro é dado e o tráfego é fechado, mas dessa vez as coisas não aconteceram dessa forma. Albert Gunton, o motorista, percebeu que pista à frente estava afundando (o ônibus estava na pista que estava levantando, daí essa impressão) e logo que percebeu a situação em que se encontrava, acelerou e seu ônibus deu um salto de uma báscula para outra. Nenhum passageiro se feriu, e sua recompensa foi de £10.
Em 2002, num projeto organizado pela BBC, a Tower Bridge foi escolhida como um dos melhores edifícios da Grã-Bretanha, ficando ao lado de outras estruturas grandiosas, como a Holyroodhouse, em Edimburgo; do Palácio de Windsor e da Catedral de Durham, no norte da Inglaterra.
João,
ResponderExcluirinfelizmente você não entendeu a proposta da disciplina para este trabalho. Era preciso que você escrevesse um texto e não copiasse de algum lugar. Dos jornalista espera-se produções autorais e que citem as fontes quando isso for necessário.