segunda-feira, 29 de junho de 2009


Justificar

É incrível como a tecnologia hoje nos permiti ir nos lugares que mais desejamos conhecer , agora na ponta do dedo. À um clique de distancia estive visando o arquipélago de Cabo Verde, e o melhor acompanhada de um guia turístico local. Nilton Borges, 25 anos, estudante de engenharia da computação da USP, vive em São Carlos há 5 anos conta um pouco de sua terra natal e destaca a praia da Baia das Gatas e o 25°Festival de música da Baía das Gatas.
Depois da tarefa dada em sala de aula, de pesquisar e buscar uma história, um fato em outro país falante da língua portuguesa, bateu um certo medo de não conseguir realiza-la. Quando de repente todos os almoços de família com aquele estrangeiro, vislumbrei uma forma de absorver e entender um pouco mais porque Nilton Borges muitas vezes parecia um brasileiro e outras um ser com hábitos completamente estranhos. Pedi que ele navegasse comigo até onde ele nasceu.
Em frente ao monitor não foi tão fácil encotrar o arquipélago, mas quando achamos os olhos do Nilton brilharam como nunca. A partir dai não teve muito como segurar o papo. Comentou sobre a Mindelo a segunda maior cidade da Ilha de São Vicente. Começamos a nos aproximar pra ver o que encontrávamos e logo vimos o grande porto. Segundo ele "o porto central de Mindelo é um dos maiores dali e a movimentação significativa de exportação e importação para o país".
Em seguida percebemos que realmente falar do Porto Grande não seria nada muito interessante. Fomos então, dar uma volta na ilha de São Vicente. Cruzando a ilha chegamos a Baía das Gatas, considerada uma das mais bonitas praias dali. Além disso acontece um grande e importante festival de música. Tradicional em prestigiar a música local e de culturas que tenham afinidade com o lugar.
Este ano o festival esta na vigésima quinta edição e já virou tradição ter algum artista brasileiro tocando na programação. No ano passado quem se apresentou foi Djavan, agora em 2009 o grupo que participará do evento são os rapazes do Só Pra Contrariar. Além do pagode brasileiro, artistas renomadas da música de Cabo Verde, a cantora Cesária Évora que inclusive esteve no Brasil na Virada Cultural da capital paulista no ano de 2008.
A programação traz também outros nomes como os grupos Kings, Splash, com Grace Évora e Dina Medina, Tam Tam 2000 e ainda Nancy Vieira e grupo. A noite fica completa com a participação de Constantino Cardoso, Gardénia Benrós, além do Projetp Cantar Cabo Verde formado por Bau, Voginha e Hernany e outros grnades nomes da música cabo verdiana. No time estrangeiro ao lado do SPC, Yuri Cunha, o grupode zouk Face a Face, os jamaicanos do Anthony B e Mattew Lee com seu rock italiano.
O evento já tem data marcada e não demora pra acontecer. A 25°FFestival de Música da Baía das Gatas será nos dias 7,8 e 9 de agosto. Numa parceiria com a Câmara Municipal de São Vicente e uma empresa privada, este ano será inaugurado o novo palco novo que foi construído de raiz. Completnado 25 anos um dos fundadores do festival, Vasco Martins fará uma homenagem junto com o quarteto feminino do qual faz parte. A organização ainda está prepara um desfile com diveros artistas locais, além do já tradicional espaço destinado a cultura HIP HOP.

2 comentários:

  1. Prezado autor ou autora desta postagem,
    antes de mais nada era preciso que a matéria tivesse título e autor. Além disso, o texto apresenta vários problemas de correção e coesão textual. Uma leitura atenta poderá resolver o problema.
    Apesar disso, porém, a proposta em termos de abordagem e linguagem são interessantes para um blog. Faltou apenas utilizar os recursos disponíveis na Internet. Note que a matéria não possui nenhum link para outros locais da rede que possuam informações sobre o tema abordado.
    Ressalte-se também que a utilização do personagem ficou deslocada.

    ResponderExcluir
  2. Sarah Mascarenhas Luporini 03508-050

    esqueci mesmo de por links direcionando o texto e realmente preciso reler o que escrevo.

    ResponderExcluir