segunda-feira, 29 de junho de 2009

Jamaica

Jamaica: Rastafári e Reggae Music


Por Danielle Aquino

 

Os amantes de reggae não podem deixar de visitar o Museu Bob Marley.

 



Museu Bob Marley, em Kingston

 

Localizado em Kingston, Jamaica, na antiga residência do cantor, o museu recebe centenas de visitantes todos os dias.

Foi nesta casa que também funcionou a gravadora Tuff Gong e onde ocorreu uma tentativa frustrada de assassinato a Bob.

Na Jamaica, religião e música são elementos de maior representação cultural.

O Rastafarianismo não é seguido pela maioria da população, mas está intimamente ligado ao Reggae Music, principal atração do país.

Essa religião surgiu para ir contra os padrões de espiritualidade impostos pela religião européia.

Já o estilo musical que faz sucesso hoje em todo o mundo se consagrou graças a Bob Marley que, além de compor, divulgava a religião através de suas músicas.

Neste museu é possível conhecer mais sobre a Jamaica, essa religião e estilos musicais e, principalmente, saber quem foi Bob Marley e o que representa até hoje para o cenário do reggae mundial.

 

Algumas informações sobre a Jamaica

 

A Jamaica é uma nação insular que se localiza no mar das Caraíbas. Sua língua oficial é o inglês, e é o terceiro país anglófono mais populoso, superado apenas pelos Estados Unidos e o Canadá. A Jamaica é uma monarquia parlamentarista, e seu chefe de Estado é o monarca, atualmente, a Rainha Isabel do Reino Unido.

 

 

 

O país tem como lema a frase "Out of many, one people" ("A partir de muitos, um só povo"), sua moeda é o dólar jamaicano e sua população estimada é de 2,7 milhões de habitantes. Parte da sua população, que representa 34%, é protestante e outra parte, que representa 10%, segue a religião rastafári. Segundo dados de pesquisa do ano de 2001, a maior parte da população da Jamaica reside na capital, e maior cidade do país, Kingston.

 

 

Kingston, capital da Jamaica

 

Kingston se localiza na costa sudeste do país e é a cidade com o maior número de falantes da língua inglesa a sul dos Estados Unidos.

 

Um comentário:

  1. Danielle,
    os links para outras fontes de informações sobre o que é tema da matéria foram utilizados corretamente e de acordo com a proposta da disciplina. Porém, o texto possui alguns problemas de estruturação. Ele não possui um início coerente e não contextualiza vários temas e nomes que aparecem, do nada. Veja como você se refere a Bob Marley.

    ResponderExcluir