Lourdes, a cidade miraculosa
Naira Xavier Malaquini
A pequena cidade francesa de Lourdes ficou conhecida por ser o lugar em que Nossa Senhora apareceu em 1858, à pequena menina Bernadete Soubirous, que hoje é uma das mais conhecidas Santas da Igreja Católica. Desde estão Lourdes é palco de eventos milagrosos e atrae milhares de fiés.
Lourdes recebe seis milhões de peregrinos por ano, e está entre os santuários marianos mais visitados do mundo. As aparições aconteceram na gruta de Massabielle,onde Nossa Senhora declarou "Eu sou a Imaculada Conceição". No local, miraculosamente, surgiu uma fonte de água, aonde até hoje fiéis vão se banhar e muitas curas acontecem.
Em 1862, depois de muitas averiguações dos milagres de Lordes, o Bispo Diocesano declarou oficialmente o reconhecimento da Igreja Católica das aparições, dizendo: “Nós julgamos que a Imaculada Mãe de Deus verdadeiramente apareceu a Bernadette”.
Desde então a cidade tornou-se conhecida pelo mundo inteiro, e a gruta, que na época era um precário depósito de lixo, transformou-se em um dos mais belos lugares de visitação e oração.
Pelas proporções que os milagres de Lurdes alcançaram a Igreja Católica intensificou sua cautela para reconhecer os milagres. Em 1º de dezembro de 2008 o Comitê Médico Internacional de Lourdes, a mais alta instância médica que analisa as curas inexplicáveis, divulgou mais cinco fatos incompreensíveis pela medicina.
Outro local surpreendente de Lurdes é o Convento de Carmelitas. Por incrível que pareça, neste convento vivem reclusas mulheres que vivem o propósito de sofrerem e expiarem todas as doenças para adquirir graças para aqueles que vão pedir a cura em Lurdes. Essas mulheres vivem sofrimentos e doenças terríveis em seus corpos, para que outros possam experimentar a cura de Deus em suas vidas.
Os fatos surpreendentes desta cidade francesa não terminam por aí. A Santa Bernadete Soubirous, que morreu em 1879, tem o seu corpo incorrupto num sarcófago de vidro, no coro da Capela do Convento de São Gildardo, em Nevers, sem nenhum sinal de decomposição, confirmando a intervenção Divina nos acontecimentos de Lurdes.
Sem dúvida, uma cidade como Lurdes não deve ficar de fora da rota de quem procura um lugar no mínimo especial e dos mais freqüentados por turistas devotos. Testemunhos de todos os lugares e pessoas do mundo motivam cada vez mais fiéis a conhecerem a miraculosa cidade, que inspira nos tempos de hoje uma esperança àqueles que perderam a fé num Deus maior que a nossa razão.
Naira,
ResponderExcluirparabéns pelo post. Ele está adequado em relação à proposta da disciplina. Sugiro que leia novamente, com atenção, para corrigir alguns problemas de texto.