segunda-feira, 29 de junho de 2009

Moulin Rouge

Moulin Rouge

 

 

Maria Luiza Rosato

 

Durante muito tempo o nome Moulin Rouge tornou-se sinônimo e se relacionou diretamente com a palavra prazer em todas as suas possíveis conotações.

Paris no século XIXI, era a capital dos prazeres proibidos, reino de belas e desinibidas mulheres que se exibiam no cabaré Moulin Rouge, cobertas de seda e jóias espetaculares ao lado de seus ricos amantes.


O cabaré Moulin Rouge era o coração do grande mito erótico de Paris na época maliciosa, livre e desinibida, cheia de froufrou, música, champanhe, amor, risos, escritores, poetas e pintores boêmios. 


Mas a maravilhosa época do Moulin Rouge durou apenas cinco anos.


Lá Goulue, a rainha do cancan dançarina sensual, com sua arte cheia de erotismo primitivo, seu cabelo vermelho natural assumiu rapidamente o lugar de prima-dona do cabaré e se tornou famosa em toda a Paris. Era a mais famosa cortesã da época.


Ela era tão irreverente que em uma ocasião, dirigiu-se ao príncipe de Gales, um de seus amantes, gritando-lhe no meio do cabaré. Ei Gales! É você que está pagando o champanhe?


No final de 1982 Lá Goulue passou a trabalhar em circo, dentro de uma jaula de leões e, alguns anos depois, gorda e prematuramente envelhecida, ficou completamente na miséria.


Um bilhete escrito por Lá Goulue está hoje em um museu de Paris. Chegando a passar fome e morando na rua.


Sobre esse mundo dissoluto de Paris, o escritor Max Nordau publicou o livro Degeneration, contando a degeneração dos costumes parisienses nesta época. O livro sem sombras de dúvidas se tornou um sensacional best-seller.


Hollywood também retratou este mundo no filme Moulin Rouge estrelado por Shirley Maclane no papel de bailarina e José Ferrer no papel do grande pintor Toulouse Lautrec.


Um comentário:

  1. Maria Luiza,
    infelizmente você não entendeu a proposta da disciplina para este trabalho. Era preciso que você escrevesse um texto e não copiasse de algum lugar. Dos jornalista espera-se produções autorais e que citem as fontes quando isso for necessário.
    Além disso, mesmo a cópia possui vários problemas de correção e coesão textual. Uma leitura atenta poderá evidenciar os deslizes.
    Por outro lado, você conseguiu estruturar alguns links no texto. Poderia ter ampliado isso. Veja que não fez nenhum link com o que é mais relevante e popular da sua matéria: o próprio filme.

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