Universidade de Coimbra, a mais renomada e antiga entre as universidades de Portugal
Vinicius Barbosa Suzuki
A
Universidade de Coimbra, sediada na cidade de
Coimbra, é a mais antiga universidade portuguesa. A instituição, uma das maiores do país, remonta ao século da própria fundação da nação portuguesa, dado que foi criada no século XIII, em 1290, mais especificamente no dia primeiro de março, quando foi assinado na cidade de Leiria, pelo Rei D. Dinis, o documento
Scientiae thesaurus mirabilis, que criou a própria Universidade e pediu ao Papa a confirmação.
A Universidade, inicialmente instalada na zona do atual Largo do Carmo, em Lisboa, foi transferida para Coimbra, no Paço Real da Alcáçova, em 1308. Em 1338 voltou para Lisboa, onde permaneceu até 1354, ano em que regressou para Coimbra. Ficou nesta cidade até 1377 e voltou de novo para Lisboa neste ano. Até 1537 permaneceu em Lisboa, data em que foi transferida definitivamente para Coimbra, por ordem de D. João III.
Durante os seus mais de sete séculos de existência, a Universidade é considerada uma instituição de referência, não só em Portugal mas também em toda a Europa. Continuando a manter o renome de outros tempos é, de um modo geral, indiscutível a qualidade do ensino na UC, que conta com oito Faculdades: Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física.
A UC espalha-se por três grandes pólos. A alta universitária, Pólo I, onde se situam a reitoria e os serviços administrativos, partilhando o edifício histórico da Universidade com a Faculdade de Direito. Ainda na Alta Universitária, situam-se as Faculdades de Letras e de Psicologia, bem como os Departamentos de Ciências da Vida, Química, Física, Geologia e Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC). Completam o conjunto, o edifício da
Biblioteca Geral e Arquivo.
O Pólo II, ou Pólo de Engenharia, onde se situam os departamentos de engenharia da FCTUC. Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Departamento de Engenharia Informática, Departamento de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Química e Departamento de Engenharia Mecânica. O Pólo III, ou Pólo de Ciências da Saúde, onde se situam os cursos da área médica e alguns laboratórios. A Faculdade de Economia, situada num palacete da Avenida Dias da Silva, está afastada dos outros 3 pólos, e foi criada em 1972.
Pela UC passaram grandes nomes da literatura portuguesa como Luís Vaz de Camões, Almeida Garret, Camillo Pessanha, Eça de Queirós, Antero de Quental entre outros. Até mesmo alguns dos mais notáveis escritores e intelectuais brasileiros estudaram nesta Instituição, como Gregório de Matos, poeta barroco, Cláudio Manuel da Costa, escritor árcade, Gonçalves Dias, poeta do Romantismo etc.
Atualmente a Universidade de Coimbra possui alguns dos mais seletivos e exigentes programas acadêmicos do país e tem aproximadamente 22 mil discentes, tendo cerca de 10% de alunos estrangeiros de 70 nacionalidades diferentes, o que torna esta Instituição a mais internacional das universidades de Portugal.
Suzuki,
ResponderExcluiro post está de acordo com a proposta da disciplina. Cuidado apenas com alguns erros que acabam escapando. Uma revisão atenta antes da publicação evitaria isso.