quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Matão/ Política/ Eleição 2010

 

Matão/ Política/ Eleição 2010


 


Justiça eleitoral remaneja eleitores em Matão


Em virtude do número excessivo de eleitores em algumas seções em Matão, a Justiça Eleitoral está pedindo que algumas pessoas se remanejem para outros locais de votação. A mudança não é obrigatória mas visa minimizar as filas nas eleições de 2010.


  


No próximo ano, os brasileiros terão que escolher Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Governador e Presidente da República e muitos eleitores em uma única seção é sinônimo de demora. A auxiliar do cartório eleitoral, Maria Hermínia G.H. Mistron, explica que o ideal é que cada seção tenha no máximo 400 eleitores, por isso é necessário o remanejamento, já que algumas têm mais de 500.


 


“A eleição já será demorada porque são cinco cargos, a tela de votação também deve mudar, então o remanejamento é interessante para facilitar”, diz. Maria lembra que seções antigas também têm muitos idosos, por isso naquelas em que houver excesso de eleitores, mais uma vez a mudança se faz necessária. Quem mudou de domicílio também pode escolher um local mais próximo de sua casa.


 
 Os eleitores já estão procurando o cartório para efetuar a troca e aqueles que estão em algumas das seções abaixo podem providenciar a mudança de local de votação até o ano que vem. Os documentos necessários são cópia do documento de identidade, do CPF e do comprovante de endereço. O cartório eleitoral de Matão fica na av. Sete de Setembro, 1391, Centro.

 


Seções com excesso de eleitores:


- seção 32, do José Inocêncio da Costa (Centro):;


- seção 93, do Clorita O P. Martins (Bairro Alto);


- seção 111, do Aderval da Silva (Santa Rosa);


- seções 81 e 109, do Antônio Carlos Manzini (Nova Cidade);


- seções 70, 76, 88 e 89, do Laert José Tarallo Mendes (Alvorada);


- seções 64, 66, 71, 80 e 98, do Odone Bellini (Jardim do Bosque);


- seções 82, 90 e 101, do Catarina de Toledo Gerdes (Pereira);


- seções 83, 89, 91, 104 e 114, do Marlene Frattini (São José);


- seção 107, do Guerino Vedoato (Cardim),;


- seções 86, 94 e 110, do Leopoldino M. de Andrade (Paraíso);


- seções 92, 106 e 113, do Ernesto Masselani (Popular);


- seção 108, do Vera Gonçalves de Mattos (Bairro Alto).


 


Para mais informações: 3382-5822 e 3384-4061.


 



 


 


Reforma em trevo de acesso a cidade continua em obras



A rotatória que dá acesso às cidades de Ribeirão Bonito continua em obras!
Sem previsão de términos, o trevo ainda segue com o seu trajeto normal, o percursso que liga às cidades de Dourado, São Carlos e Ribeirão Bonito está livre e pronto para os motoristas trafegarem, porém, ainda é necessario haver alguns cuidados na hora que for viajar.
A cidade espera anciosa pela conclusão dos trabalhos, que teve inicio em Maio desse ano e segue com a previsão de conclusão para o começo de 2010.



Maios informações:
www.blogdoronco.blogspot.com
ribeiraobonito.sp.gov.br



João Pedro Ortega

Macondo Coletivo – Lugar – Circus, iniciativa que movimenta produção e comunicação

Sarah Mascarenhas

Em passagem por Santa Maria, no Rio Grande do Sul para conhecer as iniciativas culturais do país, um coletivo se destaca e trabalha na proposição de políticas públicas culturais. O Macondo Coletivo teve sua origem no movimento estudantil, sempre atuando para estabelecer conexões com a comunidade. Macondo Lugar é a casa onde culminou no coletivo que organiza há mais de 6 anos o Festival Macondo Circus.

Macondo Lugar foi uma casa que surgiu em Santa Maria desde a metade da década atual, com a intenção de dar continuidade nas ações culturais realizadas no período da vida universitária. A proposta deu certo, as atividades aconteciam através das diversas expressões artísticas teatro, música, audiovisual. De repente o grupo se encontrou na situação de ter abdicado das atividades que realizava e dos ideais que acreditava.

Macondo Lugar


Naquele momento surgiu no contexto local o conhecimento de uma associação de casa de shows, a Associação Casas Associadas Fora do Eixo. Esta associação tem o objetivo de fortalecer a circulação de artistas independentes que aderiam à rede de coletivos conhecida como Circuito Fora do Eixo.

Atualmente o Macondo Coletivo passou de Ponto Fora do Eixo no Rio Grande do Sul para assumir seu papel bem desempenhado na rede ao longo de 2009, como Ponto de referência regional da Região Sul. Assim se comprometem com o propósito de articular e formar mais pontos que se integrem ao Circuito nas diversas esferas, como ponto integrado a rede, de passagem, como parceiro, colaborador, ponto de comunicação, enfim tem a missão de promover o crescimento da rede e a consolidação da região sul. Para entender a forma de integração da rede acesse o blog de difusão de tecnologia.

O Macondo Circus, que acontece a 6 anos, desta vez teve edição ampliada e acontece em praça pública, a Praça Saldanha Marinho, com aproximadamente 20 shows gratuitos. Esta novidade causou impacto no público que costuma freqüentar o evento desde o começo, mas para os organizadores, o reconhecimento de proporcionar à população de Santa Maria uma inserção desta nova forma de trabalhar a cultura era essencial.

Atílio Alencar, coordenador de comunicação do Macondo e responsável pela comunicação do festival, conta que “fomos contemplados pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria, e assim é nossa obrigação entregar este resultado à comunidade local, é nossa obrigação devolver este trabalho para a cidade”.

Além da mudança do espaço onde acontece o Circus, o coletivo lançou uma forma diferenciada de cobertura e assessoria de imprensa para o festival. A Cobertura Colaborativa foi idealizada para trazer os estudantes de comunicação mais perto desta nova realidade mercadológica afim de que tivessem esta experiência na formação como profissionais, afirma Atílio.


A Cobertura Colaborativa tem seu processo iniciado com a abertura de inscrições para os interessados em ser colaboradores voluntários para a construção colaborativa no processo de produção de conteúdo comunicativo nas diferentes linguagens texto, audiovisual e transmissão da WebRádio Fora do Eixo.

Esta proposta é de fato muito importante nos dias de hoje, pois reflete que as discussões em torno do que é ser jornalista nos dias de internet. Reconhecer o valor das mídias livres e buscar formas de trazer o leitor mais próximo da notícia produzida. Este direcionamento prioriza o trabalho das mídias que não atingem a massa, mas que juntas tem uma voz forte e comunicam quase na mesma medida. Assim os estudantes de comunicação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM praticam novas formas de trabalhar o jornalismo digital.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Super Mario volta para relembrar seu sucesso dos anos 90


Super Mario volta para relembrar seu sucesso dos anos 90.


 


Jogo para Nintendo Wii é uma nova versão para o clássico dos games.


 


28/11/2009 – 22:31


Por Keite Alina


 


Atualizado: 02/12/2009 - 01:08


Alterar o tamanho da letra








A+


A-


 


 


A Nintendo Wii inovou mais uma vez e sem perder a tradição, lançou o “New Super Mario Bros”, um game no estilo plataforma 2-D, o mesmo gênero jogado pelos fãs na década de 1990.


A maior novidade é o modo multiplayer, onde até quatro pessoas podem jogar ao mesmo tempo. Os personagens da nova versão são Mario, seu irmão Luigi e dois toads: um amarelo e um azul.


Além de itens já conhecidos, como a flor de fogo, novos poderes foram desenvolvidos, como um chapéu com hélice que permite ao personagem voar e uma roupa de pingüim, que o faz arremessar bolas de neve e capacidade para deslizar no gelo.


A cada nível conquistado, o programa mostra a classificação cada jogador, incluindo os inimigos derrotados, as moedas coletadas, e pontos totais.


Após perder oito vidas na mesma fase, o jogador pode optar por assistir o computador jogando o nível até o final para ensinar a maneira mais prática de derrotar os chefes. Toda essa ajuda extra é bem vinda pois o game já é considerado o mais difícil de toda a série


Mesmo tendo o formato em plataforma 2-D, os gráficos refletem uma ótima qualidade, inclusive na animação dos personagens. As cores, as texturas e os efeitos dão um toque a mais na representação das fases do jogo.


Os diversos temas musicais têm variações muito interessantes, por exemplo, dá para conferir as trilhas clássicas de outras versões do game com leves alterações sem perder a qualidade original.


Para aqueles que apreciam uma boa viagem no tempo, NSMB é um convite perfeito. E para aqueles que tudo isso é uma grande novidade, vale a pena conhecer e se encantar, pois este game marcou toda uma geração e com certeza, mesmo em nova versão, esta com força total para agradar novas gerações. Sobraram elogios para a Nintendo.


 



Nova versão traz as cores, as texturas, os efeitos com maior qualidade.


 


Veja Mais:


 


Dublador de Mario 'fura' a Nintendo e anuncia novo jogo do encanador


 


New Super Mario Bros.” permite jogos com até 4 pessoas no Wii.


 


 


Enviar por e-mail   Imprimir   Corrigir   RSS


 


 


Comentários


+Veja todos os comentários


 

Nome:




 



E-mail:

 



 


Comentário:



 


 








Enviar


 



São Paulo e Corinthians jogarão contr...

 

São Paulo e Corinthians jogarão contra o Oeste na Arena da Fonte


 


Os jogos pelo Campeonato Paulista de 2010 já estão na tabela oficial da FPF, que foi divulgada no final de novembro





 


A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou no final do mês de novembro que o Oeste, de Itápolis irá mandar suas partidas contra Corinthians e São Paulo, pelo Campeonato Paulista de 2010, para Arena da Fonte, em Araraquara (SP).


Os jogos já estão na tabela oficial da FPF e tem horário e datas definidos. O jogo contra o Corinthians está marcado para o dia 24 de janeiro às 17h00 e a partida contra o São Paulo será no dia 3 de março, às 21h50. Os jogos serão transmitidos ao vivo pela rede Globo.


Em 2009, o Oeste terminou o Campeonato Paulista no 16º lugar. A equipe que disputará o campeonato em 2010 ainda está em formação sob o comando do técnico Paulo Comeli. Uma das contratações que está nos planos da diretoria é a do atacante Ney Paraíba. O jogador disputou a última edição do Paulista pelo próprio Oeste e está disputando a Série B do Brasileiro pelo Guarani, atualmente.


De acordo com a Coordenadora executiva de Comércio Turismo e serviços, Eduarda Escila Lopes, os jogos são de grande importância, pois movimentam a economia da cidade.


“A vinda destes jogos movimenta todos os setores vinculados a economia na cidade. Times como esses vem para o município uma semana antes do jogo, se hospedam aqui, movimentam os restaurantes” frisou Eduardo acrescentando que  a FPF já inseriu os jogos na tabela oficial, mas a prefeitura municipal ainda está em negociação com o Oeste para acertar detalhes.


Para o jornalista e torcedor do São Paulo, Luiz Augusto Zakaib, além da oportunidade de ver o time jogar, os jogos fomentam o futebol na cidade. “Além da oportunidade de vermos o time aqui, traz receita para a cidade, pois os jogos acabam movimentando o turismo local, que repercute no comércio, além de fomentar o futebol no município”, ressaltou.


Para o também jornalista, mas corinthiano, Luis Fernando Laranjeira, a expectativa é positiva, principalmente pelo elenco que o Corinthians pode apresentar no próximo campeonato. “Os jogos são positivos, movimentam o comércioe a oportunidade de ver os times aqui na Arena deixa todo mundo feliz, mesmo que não seja contra a AFE (Ferroviária), principalmente no caso do Corinthias, que projeta um time forte para o ano que vem”, finalizou Laranjeira.


Até agora, a única partida de futebol realizada na Arena da Fonte foi na inauguração, dia 22 de outubro. Na ocasião, a Ferroviária derrotou o Ituano por 2 a 1, em partida válida pela segunda fase da Copa Paulista.


Com a revitalização, a Arena da Fonte Luminosa recebeu um novo sistema de drenagem e irrigação computadorizado, a arquibancada foi ampliada e totalmente coberta e passa a receber 25 mil pessoas.

 

Mais Noticias:


 

Grandes empresas de Araraquara admite...

 Grandes empresas de Araraquara admitem contratar por meio de indicações   


 


Grandes empresas de Araraquara preferem contratar novos funcionários através de indicação interna. As empresas utilizam esse método por ser um meio mais seguro e confiável de contratação.


De acordo com Sérgio Toledo, diretor de recursos humanos da Nestlé, a maioria dos funcionários da Nestlé foi contratada através de indicação, mas há também a contratação a partir da entrega de currículos. Toledo diz não ter a porcentagem exata de admissões por indicação, mas acha que pelo menos 70% foram contratados através desse método.


Em outras grandes empresas, como ALL e Bambozzi, o método de contratação mais utilizado também é a indicação interna. Isso faz com que a contratação seja mais segura e acertada, diminuindo a margem de erro na admissão de um novo funcionário.


Muitas pessoas estão desempregadas por diversos motivos. Em alguns casos falta experiência em determinada área, em outros é falta qualificação profissional. Mas na maioria dos casos a recolocação é mais difícil quando o desempregado não conhece a pessoa certa que pode ajuda-lo, indicando-o para alguma vaga.


Paulo Magnani é mais um que sofre com a falta de oportunidades de emprego e admite não conhecer muitas pessoas na cidade. Recentemente Magnani mudou-se para Araraquara. É formado em Administração de Empresas, fala fluentemente dois idiomas mas não conhece muitas pessoas em sua área. Magnani diz ser difícil arranjar um bom emprego só mandando currículo para empresas; até agora não conseguiu nada.


Há também casos de pessoas que tem ótimos empregos e afirmam ter conseguido através da indicação de um amigo que já trabalha na mesma empresa, como é o caso de Lucas Rocha, que é amigo de um dos gerentes da Transportadora Morada do Sol. Rocha afirma ter sido fácil entrar na empresa, a partir da indicação do amigo quando surgiu a vaga.


Mesmo com qualificação e experiência é muito importante conhecer pessoas influentes, que possam ajuda-lo a conseguir um bom emprego.


 


CCMC recebe pesquisador sergipano - 2...

 








 

Editoria: Ciências

27 do 11 de 2009 - 15:10 - atualizado 30 de novembro de 2009

 

 

 

 

CCMC recebe pesquisador sergipano - 27/05/2009



 No período de 20 a 22 de maio, o professor Ronaldo Santos da Silva, do Laboratório Materiais Cerâmicos Avançados, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), esteve presente no Grupo de Pesquisa crescimento de cristais e materiais cerâmicos (CCMC), do Instituto de Física de São Carlos(IFSC), para discutir novos projetos de cooperação acadêmica e concluir publicações científicas de pesquisa em andamento.

Manter esse fluxo de informações entre os grupos de pesquisa de São Paulo e Sergipe é fundamental para resultados rápidos na corrida científica. Segundo Ronaldo, a principal ideia exportada para a Universidade Federal de Sergipe foi o método para a produção de materiais cerâmicos nanoestruturados. Antes, na capital sergipana, não se desenvolvia trabalhos nesse tema de pesquisa. “Já algum tempo, havia o projeto de implantarmos em Sergipe essa linha de pesquisa, então, decidi vir para o IFSC no intuito de adquirir conhecimento da área e exportá-las para a UFS, fortalecendo assim o departamento de física da nossa Universidade em Aracaju”, disse o professor Ronaldo Silva.

Ronaldo é graduado em física, mestre em matéria condensada, ambos pela UFS. Seu doutorado em física aplicada defendido pela USP em 2007, sob a orientação do professor Antonio Carlos Hernandes, trouxe oportunidades decisivas em sua carreira, permitindo-o construir uma relação profissional e de amizade com os professores da USP, tendo uma mão amiga para apoiar seus projetos. “Por eu ter feito o doutorado no Instituto de Física de São Carlos, adquiri uma boa experiência aqui, no sentido de ganhar bases sólidas em conhecimento. Podendo assim, desenvolver pesquisas com o meu grupo e ao mesmo tempo, oferecer mais conhecimento aos meus alunos de física”, comentou o professor.

 

 click aqui e confira em vídio nanoestrutura


 

Críticas e sugestões: (yuri_pires@hotmail.com


(Assessoria de comunicação: Yuri de Freitas Pires)

 

 

 

 

Lei ontras matérias do jornalismta Yuri:

 


 

 


 


V

Especialista alerta problemas causado...

 

Especialista alerta problemas causados por colirio

 

Evelin Thais da Silva 

 

 


Como de costume no cotidiano, algumas pessoas tem a mania de se automedicarem, E um dos medicamentos mais utilizados por elas é o colírio.Mas, muitasdessaspessoas não sabem que existem vários tipos de colírio, cada um com uma indicação especifica para cada caso.

Segundo a médica oftalmologista Eliani Victoruccia,O uso indevido, sem a autorização médica, pode Reduzir uma resistência imunológica aumentaruma predisposiçãode úlceras, Doenças como uma catarata, glaucoma, alterações cardíacas alguns vasoconstritores por conterem O aumento da pressão arterial.

"Sua Função é servir como um descongestionante dos olhos, para agir em irritações CAUSADAS pela poluição como: Poeira Fumaça, águas contaminadas de piscinas, rios e mar além de resíduos de cosméticos e também de Resfriados", diz,.


Os mais comunsa Serem utilizados incorretamente SÃO OSLubrificantesPara Olhos secos, os vasoconstritores Antialérgicos e os. Este último, para servir uma vermelhidão dos olhos e pode causar uma catarata.Alivia como dores, mas está entre um dos mais perigosos, pois se for usado constantemente uma córnea consegue perfurar.

Segundo a médica oftalmologista, A maioria das pessoas que procuram um oftalmo com algum problema ocular, antes já fizeram algum uso do colírio sem a recomendação de um especialista.


Ela alerta que cada caso exige um tipo especifico. "As pessoas dEvem estar alerta com uma validade deste produto para que ele não acumule bactérias E nunca usar os chamados colírios caseiros como açúcar o leite, limão e chá pois estes produtos Tem uma quantidade muito grande de acido e conservantes ", orienta,.


Casas de conjunto habitacional serão ...


Casas de conjunto
habitacional serão construídas com tecnologia inovadora




                                                                            Por: EVERTON SCHEFER
                                                                            Atualizado 02/12/2009 18:42                                                          Tamanho da fonte A- A+

                                                                           
  Construção de casas através do programa "Minha Casa, Minha Vida" em São Carlos utilizará uma técnica inovadora desenvolvida nos
Estados Unidos e no México, que possibilita construções mais resistentes e
  confortáveis através de paredes pré moldadas.
  A técnica foi trazida para a cidade pela construtora
Rodobens e será aplicada na construção de 1.198 casas localizadas na Rua Otto
Werner Rosel, atrás da faculdade Unicep. As casas serão construídas em    
  condomínio fechado, com dois ou três dormitórios e com quinze modelos de
fachadas diferentes. São cinco opções de plantas, de acordo com a metragem, que
varia entre 46,72 m² e 77,30 m². A técnica           construtiva não permitirá futuras
ampliações no imóvel.
  A tecnologia adotada consiste na execução de fundações
tipo radier e execução de paredes com concreto aerado auto-adensável. Eduardo
Bacarin, engenheiro civil da Rodobens, um dos responsáveis pela      obra, esclarece
que esse tipo de fundação funciona como uma laje contínua de concreto armado,
em toda a área da construção, e absorve as cargas da estrutura da casa (pilares
ou paredes) para o terreno.
  O uso da tecnologia na construção das casas traz muitas
vantagens, como melhor conforto térmico, acústico e durabilidade da construção,
velocidade na execução das obras e paredes já preparadas para      receber pintura.
  A Prohab (Progresso e Habitação de São Carlos) recebeu
cerca de dez mil cadastros para o programa "Minha Casa, Minha Vida".
Para a aquisição das casas, os interessados devem ter renda per capta entre 3 a
  6 salários mínimos mensais e a moradia pode ser financiada pela Caixa Econômica
Federal.





Materia Relacionada

Prohab fornece cadastro às construtoras do Minha Casa, Minha Vida


Woodstock: 40 anos de histórias

Música      Festivais      Woodstock


  
Comunicar errosComunicar erros     Enviar por e-mail Enviar por e-mail           A A A

Woodstock: 40 anos de histórias 


Por Leliete Bizari

E lá se vão mais de 50 anos em que o Rock, apesar de tão revolucionário, controverso e temido, não morreu de overdose, nem se matou, nem destruiu esse mundo em que vivemos. Mais de 50 anos em que os acordes das guitarras elétricas continuam soprando ao vento as estridentes notas dos nossos sonhos de amor e paz.

Essas duas palavrinhas, ícones de toda uma geração que se esbaldou nos delírios de um festival, transformado em um mito da contracultura: Woodstock.

              

Há 40 anos, em 1969, aconteceu o mais importante festival de todos os tempos: Woodstock. O grande manifesto da contra cultura hippie, entre outras características, incluía o uso de drogas, protestos anti-guerra e anti-capitalismo, o conceito de amor livre e o movimento de libertação das mulheres. Movidos pela onda de paz e amor, cerca de 400 mil jovens se aglomeraram em uma fazenda durante três dias para curtir aquele que se transformaria num ícone de toda uma geração.

O festival, que aconteceu entre os dias 15 e 17 de agosto de 1969, próximo a Nova York, começou ao som de Richie Havens 

 

Uma sucessão de bandas e músicos subiram ao palco e garantiram a diversão das milhares de pessoas que estavam reunidas no local; mas a chuva, responsável pela famosa poça de lama que tomou conta do evento, foi um balde de água fria em mais de um sentido pois diversas bandas não tocaram.

O rock n'roll psicodélico dominaria o palco do festival após diversas apresentações, entre elas, Santana, Creedence Clearwater Revival, Janis Joplin, The Who, entre outros.

A mais aguardada apresentação, a do guitarrista Jimi Hendrix, só aconteceu na manhã de segunda-feira, quando cerca de 320 mil pessoas já haviam deixado a fazenda.


Woodstock, para além de reunir nomes consagrados da musica de então, foi o apogeu de toda uma mudança social, já delineada pela juventude.

Em comemoração aos 40 anos do festival, Ang Lee dirigiu "Taking Woodstock", uma comédia que conta a história de um jovem e do famoso festival de 1969.


 

Leia mais

 



 

 

 


 

Seminário de Indicadores Socioeconômi...

Seminário
de Indicadores Socioeconômicos mostram realidade de Araraquara e Região



Vereadores
participaram do seminário que mostrou as peculiaridades da cidade e da região


Atualizado 02/12/2009 18:05

                                                                                  Por: Maria Luiza Rosato



                                                                                  André Chagas foi o
palestrante convidado para dirigir o seminário

                                                                                                                                                                  

                                                                                                                                                                   Tamanho da Fonte     A- A+



                                                                                                                                                                     



O seminário de Indicadores socioeconômicos de Araraquara e
Região ocorreu no Villa Dei Collori, localizado no Jardim Zavanella. O evento
foi realizado pelo Sebrae e contou com a presença de várias autoridades, como
os vereadores Elias Chediek Neto (PMDB), Èdio Lopes (PT), Paulo Maranata (PR),
o vice-prefeito de Araraquara Valter Merlos, vice-prefeito de Américo
Brasiliense Tércio Della Rovera, vice-prefeito de Nova Europa Luis Carlos dos
Santos, além de empresários e dirigentes de vários setores da cidade e região.
O evento teve no inicio um café da manhã oferecido aos convidados.

Na abertura do seminário o gerente regional do Sebrae, Fábio Bonazzi fez uma breve
introdução, quando explicou. A importância de dominar os conhecimentos dos
dados que ali seriam apresentados.

André Chagas foi o palestrante convidado para dirigir o seminário, onde
apresentou o Relatório com os dados regionais da área de abrangência do
Escritório Regional – ER e do Centro Paulista de Araraquara.

A palestra trouxe todas as informações necessárias para os representantes como
indicadores sociais, economia, agropecuária, exportações, micro e pequenas
empresas, índice de movimentação econômica regional (IME-R) e os resultados do
IME-R, pesquisados pela FIPE
– Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e IBGE – Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística.

Chediek ressaltou que é muito gratificante poder estar mais uma vez apoiando as
atividades do Sebrae. “É muito importante para todos nós sabermos de como é
realmente o funcionamento das atividades. O legislativo se faz presente para
parabenizar o evento”, disse.

O vice-prefeito e secretário de desenvolvimento econômico, Valter Merlos
comentou que é muito bom para todos a realização desse evento e principalmente
para o município e região, porque apóia tanto a empresa como o empreendedor
individual. “No momento temos grandes e pequenas empresas e o grande foco nesse
seminário é que podemos assimilar o funcionamento desses trabalhos que são
realizados. Que esse seminário possa ser bem positivo para todos”, finalizou
Merlos.


Leia também


Mutirão
do Microcrédito concede R$ 4 http://www.araraquara.sp.gov.br/Noticia/Noticia.aspx?IDNoticia=11310
mil a pequenos empreended





Programa Produtor de Águas

Pequenos produtores serão beneficiados com projeto do Governo Federal

Por Carlos Augusto C. de Paula

O Vereador Elias Chediek (PMDB) participou de Audiência Pública nesta semana na cidade de São Carlos, que foi ministrada
por Devanir Garcia dos Santos, gerente de uso sustentável de água e
solo com o objetivo de discutir o Programa Produtor de Água,
desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA), que deverá chegar em Araraquara ainda no primeiro trimestre de 2010



O programa consiste na redução da erosão e assoreamento causados pelo
mau uso do solo em mananciais da área rural, aumentando a qualidade da
água nesses locais e a vazão média das bacias hidrográficas, a chamada
gestão de ofertas em áreas de interesse estratégico nacional. Prevê o
pagamento por serviços ambientais, compensando os agentes econômicos
que manejam e preservam o meio ambiente.



Parte deste projeto prevê práticas conservadoras de preservação dos
solos, como terraços, bacias de infiltração, que consegue captar cerca
de 500m³ de água para alimentação do lençol freático, além de
preservação de nascentes, recuperação de estradas vicinais,
reflorestamento das áreas de proteção permanente e reserva legal,
saneamento básico, entre outros.



O programa teria adesão de forma voluntária, onde produtores rurais se
comprometam a adotar práticas de manejos conservacionistas propondo a
conservação do solo e da água. Como as benfeitorias ultrapassam os
limites das propriedades rurais e beneficiam a sociedade como um todo,
quem aderir ao programa receberá recompensa financeira, com recursos
garantidos do Orçamento da União, Organismos Internacionais, Fundo Nacional do Meio Ambiente, entre outros.



“Com esse projeto, criam-se benefícios sociais para quem mantém os
serviços ambientais e conserva a natureza. Nós faremos uma compra de
serviços, que será paga de acordo com as melhorias de forma
proporcional feitas pelo produtor rural. Dessa forma nós vamos abater a
sedimentação do solo e gerar renda para pequenos produtores rurais”,
segundo o vereador.



Garcia destaca a grande quantidade de recursos hídricos que o Brasil
possui, porém lembra que existe uma má distribuição. “O Brasil possui
18% da água doce do mundo e está sobre o Aqüífero Guarani, mas essa
grande quantidade de água está mal distribuída, por razões geográficas
ou econômicas. A idéia é de criar um Marco Legal para algumas bacias
hidrográficas”, comenta o palestrante.



“Hoje nós captamos mais água do que o necessário, e isso eleva o
desperdício. Por isso fui até a cidade de São Carlos para conhecer
melhor o projeto e apresentá-lo em Araraquara, desse modo nós vamos
proteger locais de preservação ambiental, aumentar o volume de água que
abastece os mananciais e o aqüífero. Para isso devemos consolidar
parcerias com instituições que estão preocupadas com esse tema e
definir as responsabilidades e obrigações dos envolvidos”, destaca o
vereador.

Para Jair dos Santos Alves, pequeno produtor rural de leite da cidade,
a chegada do programa incentivará os produtores a exercerem práticas
sustentáveis e de preservação do meio ambiente em suas propriedades.
”Para os pequenos produtores como eu, esse incentivo que chegará nos
ajudará a crescer sem prejudicar o meio-ambiente, e com o tempo mais
produtores farão parte do projeto", prevê Santos Alves.


Veja vídeo sobre o Programa Produtor de Água: http://www.youtube.com/watch?v=4laA7wfdcHY




Ex-atleta Olímpica é aluna da UNIARA

Por Nathália Di Buono Nicola

A estudante do 4º ano de Bacharelado, em Educação Física, do Centro Universitário de AraraquaCor do textora (UNIARA), Roseli do Carmo Gustavo, que já tem Licenciatura na área, leva uma bagagem profissional que poucos da universidade conhecem. Ex-jogadora da seleção brasileira de basquete, a ala Roseli, encanta pela sua simpatia a história de vida.
Apaixonada pelo basquete a atleta ingressou, aos 13 anos, no time de basquete da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e, após trê anos, veio a primeira surpresa: foi convocada para fazer parte da seleção adulta brasileira de basquete. Antes, ela já havia defendido a seleção em outros níveis como o infanto-juvenil. "Chegar à seleção brasileira é o desejo de todo atleta. Quando a pessoa começa a treinar, o objetivo é chegar à seleção. Consegui alcançar meu objetivo e fiquei muito tempo", declarou Roseli.
A partir daí, sua carreira deslanchou, participou das Olimpíadas de Atlanta (EUA), em 1996, onde foram vice-campeãs, dos jogos Panamericanos em Cuba, em 1991, e das Olimpíadas na Austrália, em 2004, onde levaram o título de campeãs do mundo.
Hoje, aos 38 anos, Roseli se diz realizada. "Consegui alcançar meu objetivo e fiquei muito tempo na seleção. Não é difícil chegar, é difícil se manter lá dentro. Então, acho que tenho muita carreira completa", declarou.



Projeto Roseli de Basquete

Além de assistente técnica da Fundaesporte de Araraquara (SP), este ano, Roseli criou um projeto chamado "Projeto Roseli Basquete". O projeto atende meninas entre 10 a 15 anos, de escolas públicas, e que buscam uma oportunidade no esporte. "Meu projeto é criar, em Araraquara, um núcleo de basquete, para que as meninas possam treinar aqui e não precisarem sair de casa. Afinal, eu tive que sair de Araraquara para crescer no basquete", conclui Roseli.
Roseli permaneceu por 20 anos na seleção brasileira e está fora de quadra há dois anos. Apesar dos convites para voltar a jogar, ela possui outros planos de vida, pretende se dedicar aos estudos, fazer especialização e se envolver em mais projetos.
"Estou totalmente realizada. Agora, com meu projeto, quero dar oportunidade às meninas de Araraquara", finaliza


Leia mais

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

"Biblioteca em Domicílio" incentiva leitores em Ipiguá


São Paulo/ Educação
02/12/2009 - 02h51 - Atualizado em 02/12/2009 - 02h55
Tamanho da letra  A-  A+  


Por Claudia Pereira

Localizada no interior de São Paulo, Ipiguá possui pouco mais de 3.500 habitantes. E foi lá que nasceu o projeto Biblioteca em Domicilio no ano de 2008, comandado por José Roberto da Silva, professor da escola municipal Francisco Purita. Ipiguá não possuía uma Biblioteca, então após assumir o cargo de responsável pelo programa Escola da Família, José Roberto decidiu ir além.  

 

O professor promoveu uma gincana onde os alunos arrecadaram mais de mil exemplares em contínuas doações de professores e moradores da cidadezinha. Um grupo organizou os livros e por fim arrumaram um velho carrinho de supermercado onde colocaram todo o acervo e foram para as ruas batendo de porta e porta. Assim foi criada a Biblioteca em Domicilio 

 


 


 Atualmente sete alunos participam ativamente do projeto. José Roberto conta que toda a comunidade se beneficia. “O projeto foi desenvolvido para incentivar a leitura na escola e na comunidade. Entregamos livros de casa em casa, facilitando e motivando a leitura”, explica.

 

José Roberto afirma que o objetivo do projeto foi alcançado e que a comunidade se acostumou com a andança dos alunos pelas ruelas. “Quando não vamos à comunidade somos cobrados: Cadê os livros?”, conta.  


O projeto não recebe ajuda da Prefeitura, apenas algumas parcerias, porém José acredita que possa haver uma ampliação da iniciativa para outras cidades. “Tudo depende de parcerias. Em Ipiguá desenvolvo o projeto durante meu horário de trabalho, para desenvolver em outra cidade precisaríamos de ajuda de custo”, explica.

 

Além do trabalho de levar a leitura de porta em porta, os alunos de José Roberto desenvolveram o Blog Biblioteca em Domicilio onde contam um pouco mais sobre esse e outros projetos da cidade. 

Apaixonado por literatura, o professor conseguiu resgatar o prazer da leitura em Ipiguá. “A leitura é a base de tudo, facilita o relacionamento com a sociedade e desenvolve a criatividade”, acredita. 

 

Versão impressa •     Enviar para amigo •     Comentar •     Receber pelo celular •     Entre em contato •


 

Saiba mais: