Por, Natia Fernanda dos Reis tamanho da letra +A -A
Segundo Patrícia Helena de Oliveira Maldonado, musicoterapeuta e psicopedagoga escolar, a música possui propriedades (ritmo,melodia e harmonia) que estimulam na criança maior flexibilidade na aprendizagem, no comportamento e no relacionamento.
Patrícia comenta que o ritmo trabalha a coordenação motora, a expressão física e os movimentos.
Já a melodia atua no sentimento. Com ela a criança pode expressar-se, colocando para fora tudo o que está sentindo e com palavras ela não saberia dizer. Por meio dessa propriedade é possível trabalhar a psique da criança, principalmente daquelas que são retraídas e não conseguem se comunicar com eficiência.
Maria do Rosário de Souza Gandini de Campos, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Séries Iniciais, comenta que “a música possui um papel importantíssimo no desenvolvimento da criança, principalmente na área da aprendizagem.”
Por meio da música, Rosário ensina que a criança desenvolve a inteligência musical, expondo o que ela aprendeu sobre algum conteúdo, compondo letras que exigem criatividade, raciocínio e concentração.
A coordenadora lembra o fato das letras musicais serem um meio de formar o senso crítico na criança, ao analisar o texto dos versos das músicas. Rosário enfatiza a importância da aprendizagem musical, pois ela colabora na formação do conhecimento geral. Por isso aplica o trabalho de iniciação musical em uma escola particular de São Carlos.
As crianças aprovam o projeto. Na escola onde Rosário atua, o aluno Estevão Grillo Martinez, do segundo ano do Ensino Fundamental, gosta muito das atividades porque é um momento de lazer, onde ele pode brincar com seus amigos e cantar.





Nenhum comentário:
Postar um comentário