quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Grandes empresas de Araraquara admite...

 Grandes empresas de Araraquara admitem contratar por meio de indicações   


 


Grandes empresas de Araraquara preferem contratar novos funcionários através de indicação interna. As empresas utilizam esse método por ser um meio mais seguro e confiável de contratação.


De acordo com Sérgio Toledo, diretor de recursos humanos da Nestlé, a maioria dos funcionários da Nestlé foi contratada através de indicação, mas há também a contratação a partir da entrega de currículos. Toledo diz não ter a porcentagem exata de admissões por indicação, mas acha que pelo menos 70% foram contratados através desse método.


Em outras grandes empresas, como ALL e Bambozzi, o método de contratação mais utilizado também é a indicação interna. Isso faz com que a contratação seja mais segura e acertada, diminuindo a margem de erro na admissão de um novo funcionário.


Muitas pessoas estão desempregadas por diversos motivos. Em alguns casos falta experiência em determinada área, em outros é falta qualificação profissional. Mas na maioria dos casos a recolocação é mais difícil quando o desempregado não conhece a pessoa certa que pode ajuda-lo, indicando-o para alguma vaga.


Paulo Magnani é mais um que sofre com a falta de oportunidades de emprego e admite não conhecer muitas pessoas na cidade. Recentemente Magnani mudou-se para Araraquara. É formado em Administração de Empresas, fala fluentemente dois idiomas mas não conhece muitas pessoas em sua área. Magnani diz ser difícil arranjar um bom emprego só mandando currículo para empresas; até agora não conseguiu nada.


Há também casos de pessoas que tem ótimos empregos e afirmam ter conseguido através da indicação de um amigo que já trabalha na mesma empresa, como é o caso de Lucas Rocha, que é amigo de um dos gerentes da Transportadora Morada do Sol. Rocha afirma ter sido fácil entrar na empresa, a partir da indicação do amigo quando surgiu a vaga.


Mesmo com qualificação e experiência é muito importante conhecer pessoas influentes, que possam ajuda-lo a conseguir um bom emprego.


 


Um comentário:

  1. Professor Rodrigo, eu nao coloquei meu nome na matéria, mas a matéria é minha, de Mosiah Gonzaga.

    ResponderExcluir